quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011 PRA TODOS

Parando para observar bem as coisas, a gente percebe que não é o céu quem muda, são as nuvens que vão fazendo sua jornada, colorindo os tons azulados ao fundo de acordo com a luz que ali se encontram. Percebemos que não é o sol que se põe mais rápido, nem a lua que nasce mais cedo, é a terra que na sua jornada se aproxima ou se afasta deles. E a gente nota que não é o tempo que está passando depressa ou se arrastando, mas somos nós que estamos evoluindo nossas idéias, ajustando nossas coisas ou simplesmente parados esperando que algo aconteça. Enfim, percebemos que tudo não funciona da forma que pensávamos que seria. A maior parte das coisas que tornam o mundo belo estão em constante movimento, estão mudando e se reinventando para que a beleza nunca morra. Aquilo que fica estático está a mercê de tudo que se movimenta, por si só não pode fazer nada.
 Então em 2011 eu desejo a todos que passam por aqui que sejam parte do movimento que embeleza o mundo, que não sejam apenas o fundo branco do quadro esperando as idéias dos pintores, mas que sejam os pintores e que pintem e repintem as telas das suas vidas! Que em 2011 vocês planejem, replanejem, faça, desfaça e refaça. Que nunca deixe de tentar novamente, mas, acima de tudo, que nunca deixe a vida passar sem ter deixado nenhuma marca nela.
Em 2011 eu desejo que vocês vivam! Que vocês cresçam! Que vocês construam! Que vocês embelezem ainda mais a vida de vocês e que vocês continuem “speaking by myself”.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mensagem para 2011

Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga,
quem quase passou ainda estuda,
quem quase morreu está vivo,
quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto.
A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são.
Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Pra descontrair!


domingo, 26 de dezembro de 2010

Falemos de Tae Kwon Do...

E segunda feira (dia 27/12/2010) vou receber minha nova graduação do Tae Kwon Do, faixa azul. Acho interessante pensar no significado de cada faixa e agora essa, a azul, simboliza o céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwon-Do progride. O Céu que todos almejam chegar, o céu que muitos contemplam, é o significado dessa graduação e pra ser sincero isso pesa nas minhas costas. Ai é onde muitos perguntam: “mas porquê, se é só um esporte?”. Ai eu é que eu digo que para muitos pode ser apenas algo que você vai lá e aprende a chutar, mas para outros (isso me inclui) é uma arte milenar, cheio de filosofias e significados. Nenhuma ave voa pelo céu se não o conhecer bem e respeitar seus princípios. É esse o conceito que me baseia agora. Cada faixa tem  um significado e creio eu que isso não é feito em vão.
Atualmente a maioria das pessoas que praticam uma arte marcial esquece-se de ir atrás das origens e aprender com os ancestrais de tal arte. Isso faz com que muitos desrespeitem um dos seus princípios: “Nunca fazer mal uso do Tae Kwon Do”. Tentando levar para um lado oriental, referente a essa nova graduação, o céu é brando em toda sua extensão, se achas que nuvens de tempestade o tornam agressivo, tente voar um pouco mais alto! Ele continuará brando. Alcançar o céu, ser como o céu em toda sua brandura e esplendor, meu mais novo objetivo.
Pra quem não conhece essa arte, deixo vocês com alguns vídeos:
Lembrando: Quem luta, não briga! Só, "Speaking By Myself"!

Meu melhor presente...

Ainda em ritmo de natal, acho que todo mundo ainda deve estar "degustando" seus presentes, na maior felicidade e tudo e tal... Mas para mim, não desconsiderando outras coisas que ganhei (o qual futuramente ganharão um post aqui também, para matar o povo de inveja!), um dos melhores presentes que ganhei não foi dado por uma pessoa, embora tenha mãos de gente nesse feito, mas sim pelo meu pequeno girassol. Eu diria qual espécie ele é, porém eu to na espectativa, porque tudo começou quando eu comprei os pacotes de sementes de 8 espécies diferentes e algumas sementes de quase todos os pacotes. Eu, muito distraído, esqueci de identificar as sementeiras. Resultado: Todos nasceram e eu só sabia identificar o girassol alto de jardim, aquele amarelo, grandão, comum a todos. Pois bem, como todo bom pai, eu os reguei, dei nutrientes para seu desenvolvimento forte e saudável, li historinhas (isso mesmo, não riam, eu cuido deles como se fossem meus bebês), lido com as pragas que tentam atrapalhar seu desenvolvimento, enfim... Tudo que um pai cuidadoso faz por seus filhos!
 Mas, como nem tudo são louros, veio as chuvas e alguns foram morrendo, não resistindo ao encharcamento do solo (pra quem não sabe, os girassóis embora rusticos não toleram encharcamento do solo), e com dor no coração vi alguns definhando (fora as burradas que fiz que acabou matando outros, mas n vem ao caso), por fim ficou apenas esse guerreiro, o mais problemático, acho que se fosse gente era aquele filho maconheiro que vive dando dor de cabeça. Pois bem, ele cresceu, apesar dos pesares, foi dando seus trabalhos, e depois de um mes simplesmente parou, nao subia, nao emitia novos brotos. Fiquei triste pensando que algo havia atingido-o e ele ia morrer. Porém para minha surpresa, duas semanas após a parada do crescimento ele começa a emitir brotos laterais e um amontoado de folhas no ápice.
Todo dia eu ficava alí observando o que estava aprontando (porque mesmo sendo estudante de agronomia, o comportamento das plantas ainda é um misterio pra mim, nao sou um homem do campo por assim dizer), enfim eu vi, ali, timido, ainda se ajeitando pra sair, um lindo botão, um pequeno botão de girassol. Nem sei descrever a minha alegria quando o vi, pequenino, todo verdinho, no meio daquele amontoado de folhas...
É muito bom olhar pra ele e ficar tentando adivinhar o segredo que me reserva, mas sei que, como todo girassol, ele será explendido!
 Esse sim foi um verdadeiro presente de natal, e com certeza, quando abrir, será um sinal de que o ano novo será cheio de beleza!
Apenas "Speaking by myself"...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tudo tem seu inicio...

Já que blogs são uma moda nacional, resolvi aderir ao "sistema"! Nesse período de férias, natal, virada do ano chegando, pensei: "Já que não terei nada o que fazer até o dia que começarem as aulas, então porque não!???" e cá estou! Espero ter algo a falar, ou ao menos que venha a acrescentar alguma coisa a quem ler... Se não, servindo como um diário já tá de bom tamanho, afinal, eu estou apenas "speaking by myself"!